top of page

A SAÚDE E OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS


Há muito custo as ONGs e associações de produtores orgânicos no Pais conseguiram a obrigatoriedade de um "T" preto, no meio de um triângulo amarelo, indicativo de Transgênicos nas embalagens de alimentos assim produzidos. O direito a essa informação é assegurado pelo decreto nº 4680, de 24 de abril de 2003.

Mas esse decreto não agrada aos empresários das indústrias de alimentos, no início de setembro passou na Comissão do Senado e foi aprovada a retirada desta informação para o consumidor. A proposta seguiu para a Comissão da Câmara que tem Marta Suplicy como presidenta. E vamos esperar o resultado.

Existe uma controvérsia entre os cientistas uns a favor, e são ferrenhos defensores, e outros contra, com estudos que apontam alguns prejuízos à saúde em especial o desencadear das alergias, por consequência deixando o organismo mais vulnerável a outras patologias e combalido pelo uso de medicamentos com severos efeitos coletareis pelo uso frequente. Além de danos ao meio ambiente e naturalmente ao pequeno produtor que tem que pagar royalties para a empresa que tem o domínio da tecnologia.

Ao tomar conhecimento do fato me pergunto: o que está por trás do interesse dos empresários que querem a todo custo a não especificação dos transgênicos? Se não faz mal à saúde , qual o problema do consumidor saber o que está usando como alimento? Por que nós consumidores não temos o direito de saber exatamente o que ingerimos?

Advogo e acho da maior importância que os restaurantes ou qualquer pessoa que comercialize alimentos exponham com clareza todos os ingredientes usados: o sal, o óleo, a água, os temperos, enfim, todo o preparo da comida. É um direito este conhecimento que agora muito provavelmente será negado, se cai a obrigatoriedade do “T” nas embalagens.

Aliás, o grosso da população não detém essa informação e antes que seja do conhecimento de todos ela tende a desaparecer. Não vi nenhuma outra notícia que discutisse o assunto tão importante para a saúde de todos nós.

Uma pesquisa foi publicada na França apresentando o aparecimento de tumores em ratos alimentados com milho transgênico, mas logo rechaçada pela Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos.

Somos consumidores passivos e o Brasil, o El Dourado para os exploradores de todas as atividades.

Cuidemos da Saúde um bem maior que todos.

Dra. Erotilde Honório


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page