top of page

Qual a importância da leitura para as crianças?

Poderia começar esse artigo perguntando: ainda é importante a leitura de “livros” para crianças e adolescentes por incentivo dos pais? Pergunto por testemunhar que as novas tecnologias preenchem por completo as horas vagas das crianças.

Quando não estão no colégio ou no reforço, ou numa prática de esportes, o celular, o tablet e a TV ocupam todo o espaço. Raro entrar no consultório uma criança e/ou adolescente com um livro. 100% ou quase, portam celular ou tablet e não suportam o tempo de uma consulta sem exigir da mãe que lhe passe o celular.

Pela insistência posso perceber o vício se instalando ou já instalado. As mães tentam disfarçar e dizem que é o “filminho” que eles querem ver ou o jogo que acabou de baixar. Mas não é bem assim. Em vários momentos os ânimos ficam acirrados com a criança aos berros, ou o adolescente “amuado” todo o tempo da consulta.

Para os pais repito: ainda dá tempo de formar hábito de leitura. O livro ainda é imprescindível na formação da criança.

Leia para o seu filho antes de dormir, visite bibliotecas nas viagens de férias, dê o exemplo fazendo suas próprias leituras, visite livrarias, cafés com espaço de leitura, comente as histórias que trazem os livros, monte um espaço aconchegante de leitura no quarto deles. Um puff, um almofadão, uma luz de leitura... Por fim baixem nos tablets livros infantis com gravuras maravilhosas, leituras adequadas para o desenvolvimento mental do seu filho.

Ensine à criança a tratar o livro como um objeto precioso que precisa de zelo e cuidado. Essa pratica fará a diferença na vida adulta.

Dra. Erotilde Honório


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page