[Série] Alimentação do bebê - Parte 5
Acompanhando bebes há mais de 35 anos, na atualidade, venho optando pela introdução das papinhas salgadas.
NÃO USO SAL ATÉ A CRIANÇA CHEGAR À MESA DA FAMÍLIA POR VOLTA DOS DOZE MESES.
No caso da creche siga os horários pré-estabelecidos.
As papinhas salgadas devem ser oferecidas de forma gradativa, com paciência e em ambiente agradável. Procure deixar o bebê seguro e confiante. Cuidado com os malabarismos. Lugar de comer é na cadeirinha, sem TV, tablet ou smartphone. A atenção da mãe ou responsável deve estar voltada para o ato de alimentar o bebê. Tudo tem sua hora e lugar. O alimento é algo sagrado, muito prazeroso, isso precisa ser compreendido desde o início.
Após estas considerações montei um cardápio como modelo que pode ser modificado de acordo com a sua criatividade, disponibilidade e aceitação do bebê, sempre priorizando o aleitamento materno, que segue em livre demanda mesmo após as refeições.
Afirmo que é um momento muito importante, a introdução alimentar, e muito rico, assim como foi a aprendizagem MÃE/BEBÊ no início do aleitamento materno.
Você aprendeu, ele aprendeu e cresceu e você se descobriu, descobrindo o mundo novo da maternidade.
EVITE O LIQUIDIFICADOR!
O aparecimento dos primeiros dentes indicam a necessidade de mastigação, afinal, os dentes estão aí exatamente para desenvolverem esta função. E a digestão começa na boca pela insalivação.
Continua...
Dra. Erotilde Honório