top of page

Ainda as promessas de início de ano


O exercício físico para muitos é algo difícil de ser encaixado no dia a dia cheio de tantas tarefas. Observo uma grande dificuldade dos pacientes de todas as idades, de colocarem na rotina um exercício de prática semanal.

Por qualquer motivo, mesmo tendo começado, ele é suspenso. Foi acometido por uma gripe, teve uma enxaqueca, recebeu visita, a sogra adoeceu, o filho ficou de recuperação, o marido viajou, a vizinha que era a companhia da caminhada parou e também parei. E não voltei.

  • Eu até queria fazer, mas a minha mulher (marido), não gosta de acordar cedo.

  • Não tenho tempo! Trabalho, casa, marido, filhos, dou assistência aos meus pais...

  • Estou sem grana para pagar academia...

  • Já comprei tênis, roupa nova, mas ainda não comecei...

  • Fui a primeira semana mas fiquei muito dolorida e parei...

  • Torci o joelho ou o tornozelo!

Esse evento sacramenta e justifica um longo período, sem culpa, de não praticar exercício físico. Vem a fisioterapia, a medicação, o repouso e a vontade cai em “exercício findo”, literalmente!

O exercício físico é essencial para a boa saúde e quanto mais os anos passam mais essa pratica é necessária. São muitos as opções dadas para determinados argumentos. Estas opções não custam nada e ocupam muito pouco tempo:

  • Ligue o rádio dentro do quarto e mexa-se, dance por 30 minutos, 3 vezes na semana.

  • Ao acordar, ainda na cama, pedale 150 vezes diariamente.

  • Vai escovar os dentes, se apoie na pia do banheiro suba na meia-ponta dos pés e desça devagar colocando todo o pé no chão 30 vezes. Respirando: inspirando e expirando.

  • FAÇA ESCADA! Isso mesmo. Suba e desça durante 10 minutos, 12 lances de escada, mas comece devagar se você é sedentário.

São exercícios que não oneram o seu orçamento, não precisam de roupa nova e por mais ocupada (o) que você seja, não tomam tanto tempo. Aliás, você está investindo em saúde e economizando em remédios.

Seu coração agradece. Experimente.


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page