top of page

A importância do sono na saúde



Uma noite de sono tranquila é um dos fatores relevantes para que a pessoa sinta-se em forma no dia seguinte. Em função do trabalho dormimos muito tarde. Tenho encontrado pessoas que perdem duas a três horas de sono diante da TV, tablet, computador ou celular. Que desperdício de saúde! Dou-lhes o exemplo de uma vela acesa nas duas extremidades. É um consumo exagerado que não pode ser compensado pelo sono em outras horas do dia.

O sono é um bom remédio para o emagrecimento, para uma boa função digestiva, um bom funcionamento do fígado. Além disso, melhora a concentração, diminui a irritabilidade e aumenta a capacidade de aprendizagem.

O quarto onde dormimos deve estar escuro para favorecer a produção de melatonina: hormônio importantíssimo para o equilíbrio da imunidade. Durante o sono, cada hora uma função orgânica é priorizada. Os leucócitos se duplicam no sangue e a temperatura baixa. As células entram em processo de recuperação. O cérebro continua trabalhando mas a consciência fica dominada pelos sonhos. Os rins descansam e os músculos relaxam.

Presenciar alguém dormir é contemplar um estado de calma e placidez que não alcançamos durante a vigília. Muitas vezes premidos pelo estresse, não conseguimos nos desligar das nossas obrigações e das cobranças externas. O cansaço vai se acumulando e o nosso rendimento cai, a alegria de viver se reduz e cria-se uma bola de neve que nos leva ao adoecimento.


Os pacientes recorrem a remédios que, em grande parte das vezes, resolvem um problema e criam outros: a dependência e os efeitos colaterais. Antes de chegarmos a esse ponto é preciso um esforço diário e um tanto de criatividade. Trate as preocupações como um objeto, um embrulho, um pacote, deixe-as sobre um móvel fora do quarto, feche a porta, cubra qualquer ponto de luz e se entregue ao sono: o mais seguro medicamento rejuvenescedor.


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page