top of page

Política e saúde




É frequente ouvirmos de cidadãos das mais diversas idades: “não quero saber de política, política não me interessa”, ”são todos ladrões”, “não quero saber disso”. Temos explicações históricas para esse tipo de pensamento. Entre elas, vinte anos de ditadura, despolitização da juventude, a pouca participação popular, a descrença nas instituições e inúmeros outros fatos que deixam uma população à mercê de pequenos grupos que determinam o destino do país em todas as áreas.

E qual a relação da política para com a saúde? TODA! Da política dependemos para tudo: alimentação, água, segurança, suporte médico, educação, convivência social e etc. Tudo o que se refere ao nosso bem-estar. São os políticos que decidem os caminhos da sociedade. Os fatos que vivemos na atualidade servem como alerta para que não deixemos nas mãos de determinados grupos todas as decisões. Que a nossa participação cidadã, seja daqui por diante, a métrica para todos os poderes. Isso se conquista e se constrói na coletividade.

O conceito da Organização Mundial da Saúde preconiza: “Saúde é um completo bem-estar bio-psíquico-social". É um conceito ultrapassado, discutível, mas quero pinçar daqui uma questão primária: a do bem-estar social. Isso influi diretamente no nosso bem-estar individual, na nossa forma de ir e vir, na condição física, financeira e educacional. Morar em uma mansão rodeada de favelas, assaltantes e pedintes; andar de helicóptero; tirar férias em Miami, pelo medo de viajar de carro no Brasil para evitar sequestros. Isso gera um desconforto mental até para os mais insensíveis. Para os seres humanos conscientes, gera verdadeiramente um mal-estar pessoal.

Somos uma coletividade. Dependemos da interação com o outro e com o meio ambiente. É de nossa responsabilidade o descarte do nosso lixo, do desmatamento da Amazônia, da poluição dos rios, da privatização da água, da forma como se produz e se acondiciona os alimentos até a chegada em nossas mesas. Tudo isso depende das políticas: a política Nacional da Saúde, da Educação, da Segurança e da Política Econômica. Tudo é política. Inclusive, tudo isso passa pela política partidária.

Não adianta fugirmos dessa realidade. Podemos até avaliar com alguns pudores, mas precisamos enfrentar os fatos ou viramos massa de manobra na mão de grupos que não se preocupam com a saúde da nação, menos ainda com a dos seus semelhantes. Estão embotados pelo poder.


A vez é sua. É nossa. Viver bem e com saúde é nossa vocação.


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page