top of page

Sair da caixa melhora sua saúde




Nesta reflexão, reporto-me aquelas pessoas que não têm um diagnóstico fechado. Estão desgastadas e fatigadas com alguns episódios de insônia e também não conseguem ter alegria ou prazer e, naturalmente, procuram médicos de variadas especialidades para fazer exames e serem medicadas. Este é um passo acertado na condução da saúde, no entanto, se ficam apenas nesta iniciativa, pouco ou nada, podem conseguir melhorar sua qualidade de vida.


O passo seguinte para o reequilíbrio que costumo orientar aos meus pacientes é SAIR DA CAIXA. E o que isto significa? Sair da rotina, fazer outros caminhos, rearrumar seu ambiente de forma variada. Se não faz exercício físico, inicie! Se não frequenta uma academia, caminhe! Se teme caminhar pela insegurança das ruas e praças, ligue o rádio e dance em casa por 40 minutos. Se tem um parceiro, convide-o! Fica mais agradável e prazeroso.


Empreenda um caminho de conexão com a natureza e vença algumas dificuldades como as já citadas. “Tenho medo de dirigir para fora da cidade, para um sitio ou uma fazenda”. Vá de ônibus, tire três dias ou uma semana, não espere as férias! Mesmo assim você não pode? Vá à praia! Não vale ficar apenas debaixo da barraca ou caminhar no calçadão. Permita-se sentar na areia, tomar banho de mar feito criança, usufruir do contato com a areia, água e o vento que proporciona troca de íons através da pele, o nosso grande pulmão.


Observe o mar, a cor da água e o horizonte. isso é um grande repouso para a vista. Faça silêncio. Mantenha uma respiração pausada. O barulho das ondas aquietam os pensamentos e gradativamente se obtém mais organização das ideias e preocupações que não dão trégua. Não precisa grandes esforços para fazer essa ligação tão simples com a natureza. Você pode! Apenas está limitado e acomodado pela caixa onde vive, trabalha e se diverte.

Dentro da caixa, você acaba virando um receptor e perde gradativamente o espírito critico do que lhe rodeia e dos seus próprios sentimentos e emoções. Ficamos viciados na energia viciada das mesmas falas, mesmos sons, mesmas cores. Nós habitantes das cidades, acostumamos ao ambiente, não fazemos ideia dos males que nele existem, a não ser quando o deixamos por algum tempo.

Os médicos de antigamente recomendavam como tratamento de enfermidades físicas, em especial as perturbações nervosas, as viagens e as estações d’água. Certos de que a montanha, a floresta, o mar, o rio e a queda d’água, irradiam e despertam a vitalidade.


Sair da caixa de cimento armado em que habitamos e ter contato com a natureza renova os pensamentos, as energias e o modo de ver os fatos, portanto, se feitos com regularidade, conferem vitalidade e alegria de viver. Experimente!


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page