top of page

As dietas da moda e o ponto de vista da Homeopatia

“Que o teu alimento seja o teu medicamento” Hipócrates, grego, pai da Medicina.

Vivemos um verdadeiro "BOOM" da produção de dietas e uma corrida desenfreada por parte de homens e mulheres para conseguirem, a qualquer custo, o corpo perfeito. Neste aspecto, o mercado da nutrição está em alta e o marketing de produtos "milagrosos" investe grandes somas em anúncios de revistas e programas de TVs. Na internet, as vendas online disparam, alguns bem ansiosos querem comprar "o corpo perfeito" sem a menor paciência de investir na mudança de seus hábitos alimentares; consultam o médico na busca de uma bariátrica e recebem dele a resposta: engorde um pouco mais e volte para que se possa realizar o procedimento. Quando se trata de obesidade mórbida aconselham o paciente a diminuírem o peso para se encaixarem no ponto de corte. Simples assim, mas muito estranho.

Neste curto espaço de tempo não dá para citar todas as dietas que nos últimos dez anos tiveram seu auge e saíram de moda para entrada de outras. Mas podemos citar algumas: a dieta do Dr. Atkins; a dieta de Beverly Hills; da sopa; da Lua; a dieta da papa do bebê; a dieta da lancheira; a dieta detox; a dieta da proteína; a dieta sem carboidrato; a dieta do glúten; a dieta sem lactose; a dieta do suco e as dietas dos shakes... E a saúde como fica?

Sempre achei estranha a palavra "dieta". No início da minha carreira como médica, a palavra dieta era aplicada a doentes com algum tipo de restrição; e as pessoas saudáveis comiam de forma saudável.



Com o desenvolvimento da indústria alimentícia, os alimentos processados, enlatados e congelados trouxeram consigo prejuízos incomensuráveis à saúde e um rastro de doenças em faixas etárias cada vez mais jovens. Todos esses alimentos possuem alto teor de sódio, gorduras saturadas, açúcares e conservantes.


O diabetes, a pressão alta, a dibiose intestinal, a síndrome metabólica, a obesidade e as disfunções da tireoide tornam a população mais vulnerável, elevando a níveis cada vez mais altos os gastos com a saúde.

Do ponto de vista da Homeopatia, a alimentação é algo individualizado. Um hábito alimentar à base de comida orgânica, se possível, frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes brancas é a escolha mais adequada. Ainda dentro dessa ótica temos inúmeras variações: a comida vegetariana, macrobiótica, vegana e etc.

É aconselhável uma consulta médica para melhor cuidar da sua saúde e obter com isso uma orientação alimentar de acordo com suas características; porque a reeducação alimentar só cabe a você.


Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page